domingo, 28 de outubro de 2012

Cascavel: uma das cobras mais venenosas do mundo.


A cascavel é facilmente identificável pelo chocalho na ponta de sua cauda. Elas fazem parte da família da jararaca. Única serpente das Américas dessa lista, a cascavel representa bem seu continente. 

Surpreendentemente, os filhotes são considerados mais perigosos do que os adultos, devido à sua incapacidade de controlar a quantidade de veneno injetado. A maioria das espécies de cascavel tem veneno hemotóxico, que destrói tecidos, órgãos e causa coagulopatia (interrompe a coagulação do sangue). Cicatrizes permanentes são muito prováveis no caso de uma picada venenosa. Mesmo com tratamento imediato, sua mordida pode levar à perda de um membro ou à morte. 

Dificuldade em respirar, paralisia, salivação e hemorragias também são sintomas comuns. Mordidas de cascavel, especialmente de espécies maiores, são muitas vezes fatais. No entanto, antiveneno, quando aplicado a tempo, reduz a taxa de mortalidade para menos de 4%.

Seu habitat caracteriza-se por regiões de pedras, lugares úmidos e ao mesmo tempo quentes, como a região da Amazônia brasileira, mas também se encontra em demais regiões da América do Sul como a Argentina, Peru, entre outras.

No Brasil na verdade existe mais de cinco subespécies da cobra cascavel que se dividem m várias regiões do país. Cada dessas subespécies diferenciam-se um pouco quanto ao tamanho, coloração e formato da cabeça, aspecto esse que nas cascáveis são muito visíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário